Nossas pesquisas tem resultado em artigos, dissertações, teses, trabalhos apresentados em anais de congressos, projetos de pesquisa de iniciação científica e monografias.

 

Artigos Publicados em Periódicos

 

Marketing e Sustentabilidade

  1. Watanabe, E. A. M.; Nascimento, C. R.; Freitas, M. G. M. T., & Viana, M. M. (2021). Food waste: an exploratory investigation of causes, practices and consequences perceived by Brazilian supermarkets and restaurants. British Food Journal, Vol. ahead-of-print No. ahead-of-print. https://doi.org/10.1108/BFJ-01-2021-0045
  2. Guarnieri, P.; Aguiar, R.C.C.; Thomé, K.M.; & Watanabe, E.A.d.M. (2021) The Role of Logistics in Food Waste Reduction in Wholesalers and Small Retailers of Fruits and Vegetables: A Multiple Case Study. Logistics, 5, 77. https://doi.org/10.3390/logistics5040077
  3. Leal, H. P., Lyrio, M.; Alfinito, S. Cenário de Pós-desenvolvimento: como se adaptar às crises decorrentes da Covid-19?. REALIS, Revista de Estudos AntiUtilitaristas e Poscoloniais.. , v.11, p.43 - 66, 2021.
  4. Watanabe, E. A. M., Alfinito, S., & Barbirato, L. L. (2021). Certification label and fresh organic produce category in an emerging country: an experimental study on consumer trust and purchase intention. British Food Journal, early view. https://doi.org/10.1108/BFJ-09-2020-0808
  5. Lopes, I.B., Viana, M.M., & Alfinito, S. (2020). Redes alimentares alternativas em meio à covid-19: Reflexões sob o aspecto da resiliência. Revista Eletrônica Gestão & Sociedade, 14(39), 3750-3758. DOI: 10.21171/ges.v14i39.3265.
  6. Vieira, B.O., Guarnieri, P., Camara Silva, L., & Alfinito, S. (2020). Prioritizing barriers to be solved to the implementation of reverse logistics of e-waste in Brazil under a multicriteria decision aid approach. Sustainability, 12, 4337. https://doi.org/10.3390/su12104337
  7. Thøgersen, J., & Alfinito, S. (2020). Goal activation for sustainable consumer choices: A comparative study of Denmark and Brazil. Journal of Consumer Behaviour, 1– 14. https://doi.org/10.1002/cb.1824
  8. Watanabe, E., Alfinito, S., Curvelo, I., & Hamza, K. (2020). Perceived value, trust and purchase intention of organic food: A study with Brazilian consumers, British Food Journal, 122(4), 1070-1184. https://doi.org/10.1108/BFJ-05-2019-0363
  9. Sena Júnior, O.B., Farias Lisboa, E., & Alfinito, S. (2020). Valores influenciadores das atitudes de hospedagem em hotéis verdes: Uma análise com estudantes universitários. Revista Hospitalidade, 17(03), 124-140.
  10. Verga, E., Silva, J.D., & Alfinito, S. (2020). O bem-estar subjetivo no comportamento de compra de alimentos orgânicos. Revista Administração em Diálogo-RAD, 22(3), 95-117.
  11. Castelo-Branco, T. V.; Watanabe, E. A. M.; Alfinito, S. Consciência saudável e confiança do consumidor: Um estudo sobre a aplicação da Teoria do Comportamento Planejado na compra de alimentos orgânicos. RGSA (ANPAD), v. 13, p. 2-20, 2019.
  12. Curvelo, I. C. G.; Watanabe, E. A. M.; Alfinito, S. Purchase intention of organic food under the influence of attributes, consumer trust and perceived value.REGE. REVISTA DE GESTÃO USP, v. 26, n. 3, 2019.
  13. Santos, L. S. L.; Costa, H. A.; Alfinito, S. Sustentabilidade premiada: Mudanças observadas entre organizações vencedoras do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em Turismo.REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, v. 13, p. 1-24, 2019.
  14. Cesar, C. E. F. S.; Alfinito, S. A permacultura como inovação social para o desenvolvimento sustentável e adoção do decrescimento. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 5, p. 86-102, 2018.
  15. Rozzett, K.; Mazza, C.; Prudente, L. M.; Alfinito, S. Atitude e intenção de compra de têxtil feito a partir de material reciclado: um estudo sobre a influência de atributo ecológico. Capital Científico, v. 13, p. 45-61, 2015.

 

Em outros temas ou em colaboração com outros pesquisadores

  1. Viana, M. M., Polizer Rocha, Y. J., Trindade, M. A., & Alfinito, S. (2021). Consumer preferences for burgers and milk desserts: Evaluating the importance of health claim attributes. Journal of Sensory Studies, 36(1), e12615. https://doi.org/10.1111/joss.12615 
  2. Serra, L.S., & Alfinito, S. (2020). Comportamento do consumidor de turismo: Uma revisão sistemática da produção científica brasileira. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 14(3), 109-133. Epub October 07, 2020. https://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v14i3.1913
  3. Goulart, G., Viana, M., Cheung, T. Consumer perception towards familiar and innovative foods: The case of a Brazilian product. British Food Journal (artigo aceito para publicação).
  4. Albuquerque, P., Demo, G., Alfinito, S., & Rozzett, K. (2019). Bayesian factor analysis for mixed data on management studies. RAUSP Management Journal, v. 54, n. 4, p. 430-445, 2019.
  5. Watanabe, E. A. M.; Torres, C. V., & Alfinito, S. The impact of culture, evaluation of store image and satisfaction on purchase intention at supermarkets. Revista de Gestão, v. 26, p. 256-273, 2019.
  6. Alfinito, S.; Assumpção, M. ; Torres, C. V. ; Aragão, B. S. . Is geographic segmentation suitable for marketing studies? An investigation applied to Brazil. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 18, p. 243-267, 2019.
  7. Assumpção, M. ; Alfinito, S. ; Castro, B. G. A. . Consumo de jornal impresso e online: Impresso é status, online é facilidade. RAC. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA (ONLINE), v. 23, p. 23-42, 2019.
  8. Demo, G., Santos, L. F., Costa, A. C. R., & Watanabe, E. A. M.. Práticas de envolvimento produzem colaboradores resilientes? Mediação da identidade organizacional. Revista de Administração Faces Journal, 18, 27, 2019.
  9. Fulton, D. C. P. ; Farias, J. S. ; Alfinito, S. ; Almeida, J. P. L. . Adoção do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) pelo Ministério da Justiça: Uma avaliação na ótica de usuários. Revista do Serviço Público (Brasília), v. 69, p. 1015-1036, 2018.
  10. Aragão, B. S. ; Alfinito, S. ; Luiz, C. J. . Satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior: Um estudo aplicado ao curso de administração da Universidade de Brasília. Consumer Behavior Review - CBR, v. 2, p. 96-107, 2018.
  11. Demo, G., Santos, F. T., & Watanabe, E. A. M. . Relacionamento com Louis Vuitton: O Papel do Significado de Produto e da Personalidade de Marca. Revista em Gestão, Inovação e Sustentabilidade - ReGIS, 4, 116, 2018.
  12. Demo, G., Silva, T. L., Watanabe, E. A. M., & Scussel, F. B. C.. Credibility, audacity and joy: Brand personalities that connect users to social media. Brazilian Administration Review, 15, 1. 2018.
  13. Alfinito, S.; Siqueira, M. B.; Torres, C. V. . The student's choice based on consumer psychology: an analysis applied to higher education institutions of Brazil. International Review on Public and Nonprofit Marketing, v. 13, p. 185-201, 2016.

 

Teses e Dissertações Defendidas

 

  1. Isadora Bacha Lopes. Perspectivas de análise da economia compartilhada a partir da sustentabilidade: Uma proposta conceitual e operacional. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade de Brasília. Orientadora: Solange Alfinito.
  2. Leandro Rito Bastos. Adequabilidade de produtos financeiros aos consumidores de baixa renda: O desafio da inclusão financeira no Brasil . 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade de Brasília. Orientadora: Solange Alfinito.
  3. Letícia Salazar Serra. O comportamento ambientalmente responsável dos turistas no TBC: Uma perspectiva não-mercadológica. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade de Brasília. Orientador:a Solange Alfinito.
  4. Bruno Saboya de Aragão. Marketing as a pathway to promote sustainable behavior: The goal framing theory as a source for the formulation of strategies in the organic food market. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. Orientador:a Solange Alfinito.
  5. Everton Verga. O papel do bem-estar subjetivo no comportamento de compra de alimentos orgânicos. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade de Brasília. Orientador:a Solange Alfinito.
  6. Cecilia Estela Ferreira da Silva Cesar. Inovações sociais e decrescimento: Uma análise integrativa. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade de Brasília. Orientador:a Solange Alfinito.
  7. Késia Rozzett Oliveira. Descarte de aparelhos celulares: Uma análise do comportamento declarado dos consumidores. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador:a Solange Alfinito.

 

 

Trabalhos Publicados em Anais de Congressos

 

  1. Alfinito, S.; Echegaray, F. ; Moura, L. B. A. ; Hamza, K. M. ; Medeiros, F. G. ; Sampaio, D. Sustainable consumption in the Global South: Lessons from Brazil. In: 4th Annual Sustainable Consumption Research & Action Initiative Conference, 2020, Boston. Sustainable Consumption & Social Justice in an Urbanizing World. Boston: SCORAI, 2020.
  2. Alfinito, S.; Viana, M. M. ; Echegaray, F. ; Aragao, B. S. Brazilian consumers preference for sustainable eggs' attributes: Analysis from a choice experiment. In: 4th Annual Sustainable Consumption Research & Action Initiative Conference, 2020, Boston. Sustainable Consumption & Social Justice in an Urbanizing World, 2020. Boston: SCORAI, 2020.
  3. Viana, M. M. ; Zorzi, C. ; Alfinito, S. Development of a measure of food citizenship: An application among Brazilian consumers. In: 4th Annual Sustainable Consumption Research & Action Initiative Conference, 2020, Boston. Sustainable Consumption & Social Justice in an Urbanizing World. Boston: SCORAI, 2020.
  4. Watanabe, E. A. M.; Castelo-Branco, T. V.; Alfinito, S.; Barros, M. A.; Correa, G. V. M. A Disposição a Pagar por Alimentos Orgânicos e seus Motivadores: Preocupação com a Saúde, Meio ambiente e Confiança. In: XLIII Encontro da ANPAD, São Paulo. EnANPAD 2019, 2019.
  5. Alfinito, S.; Aragão, B. S. ; Araujo, R. R. ; Ribeiro, C. G. Escala de Julgamento e Significado para Orgânicos - EJSO: Uma Ferramenta para o Entendimento do Consumo Consciente de Alimentos. In: XLIII Encontro da ANPAD, São Paulo. EnANPAD 2019, 2019.
  6. Barbirato, L. L.; Watanabe, E. A. M.; Alfinito, S. Certificação e categoria de produto orgânico in natura: Uma análise experimental da confiança e intenção de compra dos consumidores. In: SemeAd 2019, São Paulo. XXII Seminários em Administração, 2019.
  7. Serra, L. S.; Alfinito, S. Comportamento do turista: Uma revisão sistemática e bibliométrica da literatura nacional. In: SemeAd 2019, São Paulo. XXII Seminários em Administração, 2019.
  8. Sena-Junior, O. B.; Lisboa, E. F.; Alfinito, S. Valores e atitudes de hospedagem em hotéis verdes: Uma análise com estudantes universitários. In: SemeAd 2019, São Paulo. XXII Seminários em Administração, 2019.
  9. Viana, M. M.; Medved, M. E.; Aragão, B. S.; Alfinito, S. New factors from the food choice questionnaire and demographic differences in the context of industrialized food purchase. In: 13th Pangborn Sensory Science Symposium - Pangborn 2019, 2019, Edinburgh, UK.
  10. Viana, M. M.; Medved, M. E.; Alfinito, S. Development of a measure of the importance of packaging attributes and labeling of industrialized food: Exploratory factor analysis and age- based assessment. In: 13th Pangborn Sensory Science Symposium - Pangborn 2019, 2019, Edinburgh, UK.
  11. Viana, M. M.; Alfinito, S.; Trindade, M. A. Conjoint analysis studies involving burgers and yogurts: Evaluating the importance of health attributes. In: 13th Pangborn Sensory Science Symposium - Pangborn 2019, 2019, Edinburgh, UK.
  12. Serra, L. S.; Alfinito, S.; Serra, D. J. S. O Comportamento do Consumidor no Turismo: Um estudo bibliométrico da produção científica nacional. In: XVI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR, Curitiba. XVI Seminário ANPTUR, 2019.
  13. Alfinito, S.; Thøgersen, J. Goal-framing e Consumo Sustentável: Um Estudo Experimental sobre a Escolha de Alimentos Orgânicos no Brasil. In: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD, Porto Alegre. EMA 2018, 2018.
  14. Alfinito, S.; Thøgersen, J. The impact of Goal-Framing on sustainable consumption: An experimental study of consumers' organic food choices. In: International Congress of Applied Psychology (ICAP 2018), 2018, Montréal, Canada. ICAP 2018, 2018.
  15. Alfinito, S.; Thøgersen, J.; Viana, M. M.; Watanabe, E. A. M. Attributes, consequences and values of organic foods in Brazil from the perspective of consumers.In: 3rd International Conference on Agriculture and Food in an Urbanizing Society, 2018, Porto Alegre, Brazil. 3rd International Conference on Agriculture and Food in an Urbanizing Society, 2018.
  16. Thøgersen, J.; Alfinito, S. The impact of goal-framing on sustainable consumption: An experimental study of Danish consumers’ organic food choices.In: Third International Conference of the Sustainable Consumption Research and Action Initiative (SCORAI), Copenhagen, Denmark. Sustainable Consumption: Fostering Good Practices and Confronting the Challenges of the 21st Century, 2018.
  17. Leal, H. P.; Alfinito, S. Degrowth: Alternatives to promote sustainable changes in Brazilian and French enterprises.In: Third International Conference of the Sustainable Consumption Research and Action Initiative (SCORAI), Copenhagen, Denmark. Sustainable Consumption: Fostering Good Practices and Confronting the Challenges of the 21st Century, 2018.
  18. Castelo-Branco, T. V.; Watanabe, E. A. M.; Alfinito, S. Preditores do Consumo de Alimentos Orgânicos: Uma Aplicação da Teoria do Comportamento Planejado.In: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD, Porto Alegre. EMA 2018, 2018.
  19. Castelo-Branco, T. V.; Watanabe, E. A. M.; Alfinito, S. Preditores do Consumo de Frutas, Legumes e Hortaliças Orgânicas: Uma aplicação da Teoria do Comportamento Planejado. In: I Encontro da Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde, 2018, Brasilia. Mostra de Experiências Promotoras de Saúde, 2018. v. 1.
  20. Leal, H. P.; Alfinito, S. Decrescimento: Alternativa Para a Promoção de Mudanças Sustentáveis em Empresas Brasileiras e Francesas. In: I Encontro da Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde, Brasilia. Mostra de Experiências Promotoras de Saúde, 2018. v. 1.
  21. Aragao, B. S.; Alfinito, S.; Antunes, B. L. A Influência dos Valores Humanos na Consciência Ecológica do Consumidor Brasileiro.In: XX Seminários em Administração FEA/USP, São Paulo. XX Semead, 2017.
  22. Curvelo, I. C. G.; Watanabe, E. A. M.; Alfinito, S.; Souza, V. C.; Schneider, Y. C. A influência dos atributos, da confiança e do valor percebido na intenção de compra de alimentos orgânicos. In: XX Seminários em Administração FEA/USP, São Paulo. XX Semead, 2017.
  23. Sousa, T. E.; Alfinito, S. Análise bibliométrica quanto a atitude dos consumidores frente aos transgênicos.In: 13º Congresso de Iniciação Científica do DF / 22º Congresso de Iniciação Científica da UnB, Brasilia. Sustentabilidade: o futuro em nossas mãos, 2016.
  24. Souza, E. A.; Alfinito, S. Julgamento e significado atribuído ao consumo de alimentos transgênicos no DF.In: 13º Congresso de Iniciação Científica do DF / 22º Congresso de Iniciação Científica da UnB, Brasilia. Sustentabilidade: o futuro em nossas mãos, 2016.
  25. Rozzett, K.; Prudente, L. M.; Mazza, C.; Alfinito, S. Atitude e intenção de compra de têxtil feito a partir de material reciclado: um estudo sobre a influência de atributo ecológico. In: Congresso Nacional de Profissionais de Administração - CONPRA, 2014, Brasília. CONPRA, 2014.
  26. Rozzett, K.; Alfinito, S.; Assumpcao, M. Descarte de Celulares: Uma Análise do Comportamento Declarado dos Consumidores e sua Consciência Ecológica. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração - EnANPAD, Rio de Janeiro. Anais do EnAnpad, 2013.
  27. Rozzett, K.; Borba, D. M.; Alfinito, S. O comportamento de descarte de consumidores de produtos eletrônicos no DF.In: Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Rio de Janeiro. V CBPOT, 2012.
  28. Cardoso, M. T.; Alfinito, S.; Rozzett, K. Descarte de cosméticos: Uma proposta de avaliação do comportamento dos consumidores. In: Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Rio de Janeiro. V CBPOT, 2012.

 

Projetos de Pesquisas de Iniciação Científica Concluidos

 

  1. Leticia Cunha Miranda. O comportamento de desperdício de alimentos dos consumidores a partir da ótica da Teoria do Comportamento Planejado (TCP). 2019. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
  2. Michele Gasparoto Moreira Teixeira de Freitas. Desperdício de alimentos em restaurantes no Distrito Federal: suas causas, consequência e estratégias para redução.2019. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
  3. Castelo Branco, T. V. Preditores do consumo de frutas, legumes e hortaliças orgânicas: Uma aplicação da Teoria do Comportamento Planejado. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
  4. Eliana Araújo de Souza. Julgamento e significado atribuído ao consumo de alimentos transgênicos: Um levantamento qualitativo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Solange Alfinito.
  5. Talyson Eurico Sousa dos Santos. Análise bibliométrica quanto a atitude dos consumidores frente aos transgênicos.2016. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Solange Alfinito.
  6. João Paulo Gonçalves Bontempo. O efeito do apelo nutricional na indução ao engano do consumidor de néctar. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.