[gtranslate]
Nossas pesquisas tem resultado em artigos, dissertações, teses, trabalhos apresentados em anais de congressos, projetos de pesquisa de iniciação científica e monografias.
Periódicos
Teses e Dissertações
Anais de Congresso
Iniciação Científica
Monografias
Periódicos
Marketing e Sustentabilidade
- VALLE, M. ; VIANA, M. M. ; ALFINITO, S. . Da vivência coletiva à sustentabilidade: Os significados de fazer parte de uma Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA). REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, v. 20, p. 494-518, 2024.
- WATANABE, E. A. M. ; ALFINITO, S. ; CASTELO-BRANCO, T. V. ; RAPOSO, C. F. ; BARROS, M. A. . The Consumption of Fresh Organic Food: Premium Pricing and the Predictors of Willingness to Pay. JOURNAL OF FOOD PRODUCTS MARKETING
, p. 1-15, 2023.
- STREIT, J. A. C. ; GUARNIERI, P. ; BATISTA, L. C. ; ALFINITO, S. . Impact of Covid-19 on fragile actors in the circular supply chain and the Sustainable Development Goals. RGO. REVISTA GESTÃO ORGANIZACIONAL (ONLINE)
, v. 16, p. 121, 2023.
- CASTELO-BRANCO, T. V. ; ALFINITO, SOLANGE . Vulnerability of Older Adults in the Context of Food Purchase. Journal of Macromarketing
, v. 1, p. 1, 2023.
- GUARNIERI, PATRICIA ; VIEIRA, BARBARA DE OLIVEIRA ; CAPPELLESSO, GISELLE ; ALFINITO, SOLANGE ; SILVA, LUCIO CAMARA E . Analysis of Habits of Consumers Related to e-Waste Considering the Knowledge of Brazilian National Policy of Solid Waste: A Comparison among White, Green, Brown and Blue Lines. Sustainability
, v. 14, p. 11557, 2022.
- Watanabe, E. A. M.; Nascimento, C. R.; Freitas, M. G. M. T., & Viana, M. M. (2021). Food waste: an exploratory investigation of causes, practices and consequences perceived by Brazilian supermarkets and restaurants. British Food Journal, Vol. ahead-of-print No. ahead-of-print. https://doi.org/10.1108/BFJ-01-2021-0045
- Guarnieri, P.; Aguiar, R.C.C.; Thomé, K.M.; & Watanabe, E.A.d.M. (2021) The Role of Logistics in Food Waste Reduction in Wholesalers and Small Retailers of Fruits and Vegetables: A Multiple Case Study. Logistics, 5, 77. https://doi.org/10.3390/logistics5040077
- Leal, H. P., Lyrio, M.; Alfinito, S. Cenário de Pós-desenvolvimento: como se adaptar às crises decorrentes da Covid-19?. REALIS, Revista de Estudos AntiUtilitaristas e Poscoloniais.. , v.11, p.43 – 66, 2021.
- Watanabe, E. A. M., Alfinito, S., & Barbirato, L. L. (2021). Certification label and fresh organic produce category in an emerging country: an experimental study on consumer trust and purchase intention. British Food Journal, early view. https://doi.org/10.1108/BFJ-09-2020-0808
- Lopes, I.B., Viana, M.M., & Alfinito, S. (2020). Redes alimentares alternativas em meio à covid-19: Reflexões sob o aspecto da resiliência. Revista Eletrônica Gestão & Sociedade, 14(39), 3750-3758. DOI: 10.21171/ges.v14i39.3265.
- Vieira, B.O., Guarnieri, P., Camara Silva, L., & Alfinito, S. (2020). Prioritizing barriers to be solved to the implementation of reverse logistics of e-waste in Brazil under a multicriteria decision aid approach. Sustainability, 12, 4337. https://doi.org/10.3390/su12104337
- Thøgersen, J., & Alfinito, S. (2020). Goal activation for sustainable consumer choices: A comparative study of Denmark and Brazil. Journal of Consumer Behaviour, 1– 14. https://doi.org/10.1002/cb.1824
- Watanabe, E., Alfinito, S., Curvelo, I., & Hamza, K. (2020). Perceived value, trust and purchase intention of organic food: A study with Brazilian consumers, British Food Journal, 122(4), 1070-1184. https://doi.org/10.1108/BFJ-05-2019-0363
- Sena Júnior, O.B., Farias Lisboa, E., & Alfinito, S. (2020). Valores influenciadores das atitudes de hospedagem em hotéis verdes: Uma análise com estudantes universitários. Revista Hospitalidade, 17(03), 124-140.
- Verga, E., Silva, J.D., & Alfinito, S. (2020). O bem-estar subjetivo no comportamento de compra de alimentos orgânicos. Revista Administração em Diálogo-RAD, 22(3), 95-117.
- Castelo-Branco, T. V.; Watanabe, E. A. M.; Alfinito, S. Consciência saudável e confiança do consumidor: Um estudo sobre a aplicação da Teoria do Comportamento Planejado na compra de alimentos orgânicos. RGSA (ANPAD), v. 13, p. 2-20, 2019.
- Curvelo, I. C. G.; Watanabe, E. A. M.; Alfinito, S. Purchase intention of organic food under the influence of attributes, consumer trust and perceived value.REGE. REVISTA DE GESTÃO USP, v. 26, n. 3, 2019.
- Santos, L. S. L.; Costa, H. A.; Alfinito, S. Sustentabilidade premiada: Mudanças observadas entre organizações vencedoras do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em Turismo.REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, v. 13, p. 1-24, 2019.
- Cesar, C. E. F. S.; Alfinito, S. A permacultura como inovação social para o desenvolvimento sustentável e adoção do decrescimento. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 5, p. 86-102, 2018.
- Rozzett, K.; Mazza, C.; Prudente, L. M.; Alfinito, S. Atitude e intenção de compra de têxtil feito a partir de material reciclado: um estudo sobre a influência de atributo ecológico. Capital Científico, v. 13, p. 45-61, 2015.
Em outros temas ou em colaboração com outros pesquisadores
- Viana, M. M., Polizer Rocha, Y. J., Trindade, M. A., & Alfinito, S. (2021). Consumer preferences for burgers and milk desserts: Evaluating the importance of health claim attributes. Journal of Sensory Studies, 36(1), e12615. https://doi.org/10.1111/joss.12615
- Serra, L.S., & Alfinito, S. (2020). Comportamento do consumidor de turismo: Uma revisão sistemática da produção científica brasileira. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 14(3), 109-133. Epub October 07, 2020. https://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v14i3.1913
- Goulart, G., Viana, M., Cheung, T. Consumer perception towards familiar and innovative foods: The case of a Brazilian product. British Food Journal (artigo aceito para publicação).
- Albuquerque, P., Demo, G., Alfinito, S., & Rozzett, K. (2019). Bayesian factor analysis for mixed data on management studies. RAUSP Management Journal, v. 54, n. 4, p. 430-445, 2019.
- Watanabe, E. A. M.; Torres, C. V., & Alfinito, S. The impact of culture, evaluation of store image and satisfaction on purchase intention at supermarkets. Revista de Gestão, v. 26, p. 256-273, 2019.
- Alfinito, S.; Assumpção, M. ; Torres, C. V. ; Aragão, B. S. . Is geographic segmentation suitable for marketing studies? An investigation applied to Brazil. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 18, p. 243-267, 2019.
- Assumpção, M. ; Alfinito, S. ; Castro, B. G. A. . Consumo de jornal impresso e online: Impresso é status, online é facilidade. RAC. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA (ONLINE), v. 23, p. 23-42, 2019.
- Demo, G., Santos, L. F., Costa, A. C. R., & Watanabe, E. A. M.. Práticas de envolvimento produzem colaboradores resilientes? Mediação da identidade organizacional. Revista de Administração Faces Journal, 18, 27, 2019.
- Fulton, D. C. P. ; Farias, J. S. ; Alfinito, S. ; Almeida, J. P. L. . Adoção do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) pelo Ministério da Justiça: Uma avaliação na ótica de usuários. Revista do Serviço Público (Brasília), v. 69, p. 1015-1036, 2018.
- Aragão, B. S. ; Alfinito, S. ; Luiz, C. J. . Satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior: Um estudo aplicado ao curso de administração da Universidade de Brasília. Consumer Behavior Review – CBR, v. 2, p. 96-107, 2018.
- Demo, G., Santos, F. T., & Watanabe, E. A. M. . Relacionamento com Louis Vuitton: O Papel do Significado de Produto e da Personalidade de Marca. Revista em Gestão, Inovação e Sustentabilidade – ReGIS, 4, 116, 2018.
- Demo, G., Silva, T. L., Watanabe, E. A. M., & Scussel, F. B. C.. Credibility, audacity and joy: Brand personalities that connect users to social media. Brazilian Administration Review, 15, 1. 2018.
- Alfinito, S.; Siqueira, M. B.; Torres, C. V. . The student’s choice based on consumer psychology: an analysis applied to higher education institutions of Brazil. International Review on Public and Nonprofit Marketing, v. 13, p. 185-201, 2016.
Teses e Dissertações
- Rebecca Chaves Pissutti. EFEITOS DE ARGUMENTOS PUBLICITÁRIOS NA INTENÇÃO DE COMPRA E NO VALOR DA MARCA DE SUPERMERCADOS E RESTAURANTES: ESTUDO COM CONSUMIDORES DE ALIMENTOS LOCAIS. 2024. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
- Isadora Bacha Lopes. Perspectivas de análise da economia compartilhada a partir da sustentabilidade: Uma proposta conceitual e operacional. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientadora: Solange Alfinito.
- Leandro Rito Bastos. Adequabilidade de produtos financeiros aos consumidores de baixa renda: O desafio da inclusão financeira no Brasil . 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientadora: Solange Alfinito.
- Letícia Salazar Serra. O comportamento ambientalmente responsável dos turistas no TBC: Uma perspectiva não-mercadológica. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador:a Solange Alfinito.
- Bruno Saboya de Aragão. Marketing as a pathway to promote sustainable behavior: The goal framing theory as a source for the formulation of strategies in the organic food market. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Administração) – Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. Orientador:a Solange Alfinito.
- Everton Verga. O papel do bem-estar subjetivo no comportamento de compra de alimentos orgânicos. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador:a Solange Alfinito.
- Cecilia Estela Ferreira da Silva Cesar. Inovações sociais e decrescimento: Uma análise integrativa. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador:a Solange Alfinito.
- Késia Rozzett Oliveira. Descarte de aparelhos celulares: Uma análise do comportamento declarado dos consumidores. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração) – Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora Solange Alfinito.
Anais de Congresso
- PISSUTTI, R. C. ; WATANABE, E. A. M. . Uso de alimentos locais e o tipo de refeição afetam o valor da marca de restaurantes? Um estudo experimental. In: ENGEMA ? Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente da FEA/USP, 2023, São Paulo. XXIV ENGEMA, 2023.
- GOLLO, S. S. ; ALFINITO, SOLANGE ; WATANABE, E. A. M. . CONSUMO SUSTENTÁVEL E ECONOMIA CIRCULAR: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA. In: SemeAd, 2022, São Paulo. XXV SemeAd, 2022.
- GOLLO, S. S. ; Alfinito, S. ; WATANABE, E. A. M. . MARKETING SOCIAL E MARKETING SOCIETAL: UM ESTUDO DE CONCEITOS, DOMÍNIOS E CAMPOS DE APLICAÇÃO. In: Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente da FEA/USP, 2021, São Paulo. XXIII ENGEMA, 2021.
- SOUZA, M. M. S. ; BORGES, C. P. ; WATANABE, E. A. M. ; ALFINITO, SOLANGE . O apelo vegano é bom? Análise do Efeito do Apelo Vegano Sobre o Valor Reforçador Sinalizado por Alimentos e Cosméticos. In: Encontro Nacional da Anpad, 2021. XLV Encontro da ANPAD, 2021.
- Alfinito, S.; Echegaray, F. ; Moura, L. B. A. ; Hamza, K. M. ; Medeiros, F. G. ; Sampaio, D. Sustainable consumption in the Global South: Lessons from Brazil. In: 4th Annual Sustainable Consumption Research & Action Initiative Conference, 2020, Boston. Sustainable Consumption & Social Justice in an Urbanizing World. Boston: SCORAI, 2020.
- Alfinito, S.; Viana, M. M. ; Echegaray, F. ; Aragao, B. S. Brazilian consumers preference for sustainable eggs’ attributes: Analysis from a choice experiment. In: 4th Annual Sustainable Consumption Research & Action Initiative Conference, 2020, Boston. Sustainable Consumption & Social Justice in an Urbanizing World, 2020. Boston: SCORAI, 2020.
- Viana, M. M. ; Zorzi, C. ; Alfinito, S. Development of a measure of food citizenship: An application among Brazilian consumers. In: 4th Annual Sustainable Consumption Research & Action Initiative Conference, 2020, Boston. Sustainable Consumption & Social Justice in an Urbanizing World. Boston: SCORAI, 2020.
- Watanabe, E. A. M.; Castelo-Branco, T. V.; Alfinito, S.; Barros, M. A.; Correa, G. V. M. A Disposição a Pagar por Alimentos Orgânicos e seus Motivadores: Preocupação com a Saúde, Meio ambiente e Confiança. In: XLIII Encontro da ANPAD, São Paulo. EnANPAD 2019, 2019.
- Alfinito, S.; Aragão, B. S. ; Araujo, R. R. ; Ribeiro, C. G. Escala de Julgamento e Significado para Orgânicos – EJSO: Uma Ferramenta para o Entendimento do Consumo Consciente de Alimentos. In: XLIII Encontro da ANPAD, São Paulo. EnANPAD 2019, 2019.
- Barbirato, L. L.; Watanabe, E. A. M.; Alfinito, S. Certificação e categoria de produto orgânico in natura: Uma análise experimental da confiança e intenção de compra dos consumidores. In: SemeAd 2019, São Paulo. XXII Seminários em Administração, 2019.
- Serra, L. S.; Alfinito, S. Comportamento do turista: Uma revisão sistemática e bibliométrica da literatura nacional. In: SemeAd 2019, São Paulo. XXII Seminários em Administração, 2019.
- Sena-Junior, O. B.; Lisboa, E. F.; Alfinito, S. Valores e atitudes de hospedagem em hotéis verdes: Uma análise com estudantes universitários. In: SemeAd 2019, São Paulo. XXII Seminários em Administração, 2019.
- Viana, M. M.; Medved, M. E.; Aragão, B. S.; Alfinito, S. New factors from the food choice questionnaire and demographic differences in the context of industrialized food purchase. In: 13th Pangborn Sensory Science Symposium – Pangborn 2019, 2019, Edinburgh, UK.
- Viana, M. M.; Medved, M. E.; Alfinito, S. Development of a measure of the importance of packaging attributes and labeling of industrialized food: Exploratory factor analysis and age- based assessment. In: 13th Pangborn Sensory Science Symposium – Pangborn 2019, 2019, Edinburgh, UK.
- Viana, M. M.; Alfinito, S.; Trindade, M. A. Conjoint analysis studies involving burgers and yogurts: Evaluating the importance of health attributes. In: 13th Pangborn Sensory Science Symposium – Pangborn 2019, 2019, Edinburgh, UK.
- Serra, L. S.; Alfinito, S.; Serra, D. J. S. O Comportamento do Consumidor no Turismo: Um estudo bibliométrico da produção científica nacional. In: XVI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo – ANPTUR, Curitiba. XVI Seminário ANPTUR, 2019.
- Alfinito, S.; Thøgersen, J. Goal-framing e Consumo Sustentável: Um Estudo Experimental sobre a Escolha de Alimentos Orgânicos no Brasil. In: EMA – Encontro de Marketing da ANPAD, Porto Alegre. EMA 2018, 2018.
- Alfinito, S.; Thøgersen, J. The impact of Goal-Framing on sustainable consumption: An experimental study of consumers’ organic food choices. In: International Congress of Applied Psychology (ICAP 2018), 2018, Montréal, Canada. ICAP 2018, 2018.
- Alfinito, S.; Thøgersen, J.; Viana, M. M.; Watanabe, E. A. M. Attributes, consequences and values of organic foods in Brazil from the perspective of consumers.In: 3rd International Conference on Agriculture and Food in an Urbanizing Society, 2018, Porto Alegre, Brazil. 3rd International Conference on Agriculture and Food in an Urbanizing Society, 2018.
- Thøgersen, J.; Alfinito, S. The impact of goal-framing on sustainable consumption: An experimental study of Danish consumers’ organic food choices.In: Third International Conference of the Sustainable Consumption Research and Action Initiative (SCORAI), Copenhagen, Denmark. Sustainable Consumption: Fostering Good Practices and Confronting the Challenges of the 21st Century, 2018.
- Leal, H. P.; Alfinito, S. Degrowth: Alternatives to promote sustainable changes in Brazilian and French enterprises.In: Third International Conference of the Sustainable Consumption Research and Action Initiative (SCORAI), Copenhagen, Denmark. Sustainable Consumption: Fostering Good Practices and Confronting the Challenges of the 21st Century, 2018.
- Castelo-Branco, T. V.; Watanabe, E. A. M.; Alfinito, S. Preditores do Consumo de Alimentos Orgânicos: Uma Aplicação da Teoria do Comportamento Planejado.In: EMA – Encontro de Marketing da ANPAD, Porto Alegre. EMA 2018, 2018.
- Castelo-Branco, T. V.; Watanabe, E. A. M.; Alfinito, S. Preditores do Consumo de Frutas, Legumes e Hortaliças Orgânicas: Uma aplicação da Teoria do Comportamento Planejado. In: I Encontro da Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde, 2018, Brasilia. Mostra de Experiências Promotoras de Saúde, 2018. v. 1.
- Leal, H. P.; Alfinito, S. Decrescimento: Alternativa Para a Promoção de Mudanças Sustentáveis em Empresas Brasileiras e Francesas. In: I Encontro da Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde, Brasilia. Mostra de Experiências Promotoras de Saúde, 2018. v. 1.
- Aragao, B. S.; Alfinito, S.; Antunes, B. L. A Influência dos Valores Humanos na Consciência Ecológica do Consumidor Brasileiro.In: XX Seminários em Administração FEA/USP, São Paulo. XX Semead, 2017.
- Curvelo, I. C. G.; Watanabe, E. A. M.; Alfinito, S.; Souza, V. C.; Schneider, Y. C. A influência dos atributos, da confiança e do valor percebido na intenção de compra de alimentos orgânicos. In: XX Seminários em Administração FEA/USP, São Paulo. XX Semead, 2017.
- Sousa, T. E.; Alfinito, S. Análise bibliométrica quanto a atitude dos consumidores frente aos transgênicos.In: 13º Congresso de Iniciação Científica do DF / 22º Congresso de Iniciação Científica da UnB, Brasilia. Sustentabilidade: o futuro em nossas mãos, 2016.
- Souza, E. A.; Alfinito, S. Julgamento e significado atribuído ao consumo de alimentos transgênicos no DF.In: 13º Congresso de Iniciação Científica do DF / 22º Congresso de Iniciação Científica da UnB, Brasilia. Sustentabilidade: o futuro em nossas mãos, 2016.
- Rozzett, K.; Prudente, L. M.; Mazza, C.; Alfinito, S. Atitude e intenção de compra de têxtil feito a partir de material reciclado: um estudo sobre a influência de atributo ecológico. In: Congresso Nacional de Profissionais de Administração – CONPRA, 2014, Brasília. CONPRA, 2014.
- Rozzett, K.; Alfinito, S.; Assumpcao, M. Descarte de Celulares: Uma Análise do Comportamento Declarado dos Consumidores e sua Consciência Ecológica. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração – EnANPAD, Rio de Janeiro. Anais do EnAnpad, 2013.
- Rozzett, K.; Borba, D. M.; Alfinito, S. O comportamento de descarte de consumidores de produtos eletrônicos no DF.In: Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Rio de Janeiro. V CBPOT, 2012.
- Cardoso, M. T.; Alfinito, S.; Rozzett, K. Descarte de cosméticos: Uma proposta de avaliação do comportamento dos consumidores. In: Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Rio de Janeiro. V CBPOT, 2012.
Iniciação Científica
- Geovana Moura de Souza. Além das aparências: um estudo experimental sobre a intenção de compra de alimentos subótimos. 2022. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
- Leticia Cunha Miranda. O comportamento de desperdício de alimentos dos consumidores a partir da ótica da Teoria do Comportamento Planejado (TCP). 2019. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
- Michele Gasparoto Moreira Teixeira de Freitas. Desperdício de alimentos em restaurantes no Distrito Federal: suas causas, consequência e estratégias para redução.2019. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
- Castelo Branco, T. V. Preditores do consumo de frutas, legumes e hortaliças orgânicas: Uma aplicação da Teoria do Comportamento Planejado. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
- Eliana Araújo de Souza. Julgamento e significado atribuído ao consumo de alimentos transgênicos: Um levantamento qualitativo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Solange Alfinito.
- Talyson Eurico Sousa dos Santos. Análise bibliométrica quanto a atitude dos consumidores frente aos transgênicos.2016. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) – Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Solange Alfinito.
- João Paulo Gonçalves Bontempo. O efeito do apelo nutricional na indução ao engano do consumidor de néctar. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) – Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
Monografias
Daniela França Rosinha. Consumo de alimentos: Uma análise intergeracional à luz do modelo COM-B. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Solange Alfinito.
GABRIELA KRESCH BORBA. Consumo de alimentos locais processados: uma análise baseada no Modelo da Perspectiva Comportamental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
BEATRIZ MACHADO DINIS. A ALEGAÇÃO ?SEM GLÚTEN? AFETA A QUALIDADE PERCEBIDA DE ALIMENTOS? UM EXPERIMENTO COM DIFERENTES PRODUTOS E SEGMENTOS DE CONSUMIDORES. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
Vítor Nogueira Silva Pestana. Impactos dos apelos publicitários na intenção de compra e na qualidade percebida de alimentos subótimos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
Guilherme Luiz Pestana da Silva. Consumo de alimentos orgânicos entre homens e mulheres: Uma avaliação de atributos, consequências e valores. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Solange Alfinito.
Karine Delmondes Silva. Resíduos domiciliares em condomínio horizontal do Distrito Federal: Uma análise para aplicação de economia circular pelo modelo COM-B. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Solange Alfinito.
Igor Alves dos Reis. Comportamento do consumidor de alimentos processados: Um estudo em condomínio residencial horizontal do Distrito Federal. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Solange Alfinito.
Estefane Leocadio da Purificacao Santos. Consumidor vegano no Distrito Federal: Um estudo de Comportamento de Consumo e Motivações. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Solange Alfinito.
Helena Ribeiro Silva Falk Kichel. Descarte de resíduos domiciliares em condomínios horizontais no contexto da economia circular: Uma análise de informações, motivações e habilidades comportamentais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Solange Alfinito.
Nathalia Chagas Rodrigues. Produtos verdes e educação ambiental: Um estudo sobre produtos para cuidado pessoal divulgados no Instagram. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Solange Alfinito.
Rayza Leitão da Cunha. A INFLUÊNCIA DO BOCA A BOCA ELETRÔNICO NA INTENÇÃO DE COMPRA DE UM COSMÉTICO SUSTENTÁVEL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
Débora Martins Abdala. UMA IMAGEM VALE MAIS DO QUE PALAVRAS? Um experimento tão doce quanto chocolate!. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
Rebecca Chaves Pissutti. Uso de alimentos locais e o nível de processamento da refeição afetam o valor da marca de restaurantes? Um estudo experimental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
Larissa Beatriz Santos de Sá Leitão. Mercado de Slow FAshion: Uma análise do consumo de mulheres durante a pandemia por COVID-19 na perspectiva da sustentabilidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Solange Alfinito.
Mariana Leite Da Mata. A qualidade de alimentos baseada em seus aspectos sustentáveis entre estudantes universitários: Um conceito complementar de comida saudável. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Solange Alfinito.
Matheus Gomes Miziara. Intenção de compra dos consumidores sobre hambúrgueres de carne vegetal. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Solange Alfinito.
Pedro Fagundes Muniz Batista. Entendendo as vulnerabilidades do consumidor celíaco no contexto de compra de produtos industrializados sem glúten. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Solange Alfinito.
Guilherme Sternadt Alexandre Ramos. OS EFEITOS DO TIPO DE PRODUTO E DE SINALIZAÇÕES SUSTENTÁVEIS DAS EMBALAGENS NA QUALIDADE PERCEBIDA E DISPOSIÇÃO A PAGAR DOS CONSUMIDORES. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
Isabela Masson do Valle. MOTIVAÇÕES, CONFIANÇA E A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING ADOTADAS PELO SEGMENTO DE MODA SUSTENTÁVEL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
Eduardo Freitas. Atributos, consequências e valores declarados pelos consumidores de alimentos locais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
Victor Almeida Torres de Oliveira. VERDE É A COR DA MODA? O impacto do apelo sustentável em anúncios no valor percebido de marcas de roupa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
Ana Elisa Burgum Abreu Jorge. Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
Michele Gasparoto Moreira Teixeira de Freitas. Desperdício de alimentos em restaurantes e o comportamento do consumidor: uma abordagem da Teoria do Comportamento Planejado. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
Camilla Corrêa da Silva Zorzi. Comportamento do Consumidor em relação à Cidadania Alimentar: Uma proposta de medida. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Solange Alfinito.
Letícia Cunha Miranda. Lar doce lar: um estudo sobre o desperdício de alimentos em domicílios. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
MARIA TEREZA CÓRDOVA CORREIA DE ARAÚJO. O efeito do tipo corporal e da etnia da modelo no valor da marca em um anúncio publicitário:experimento com o público feminino. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
MARINA ATHAYDE BARROS. Disposição a pagar por alimentos orgânicos: influência da preocupação com a saúde e com o meio ambiente, do perfil dos consumidores e da confiança. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
Carolline de Sousa Moura. Conhecimento de fragilidades socioambientais do mercado de fast fashion como fator de intenção de compra. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Solange Alfinito.
Maria Eduarda Malta de Souza Medved. Escolha de alimentos industrializados: Um análise baseada em atributos da embalagem e do rótulo do produto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Solange Alfinito.
Mariana Pires da Silva Curcio. A influência do estilo de vida alimentar nos diferentes atributos motivadores para o consumo de alimentos orgânicos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
CAROLINE RODRIGUES DO NASCIMENTO. Desperdício de alimentos em supermercados: Causas, estratégias e consequências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
CAROLINE FELIX RAPOSO. A influência da certificação e do local de compra na disposição a pagar dos consumidores de alimentos orgânicos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
DANIEL PACHECO JATOBÁ. A COMPARAÇÃO DE ESTILOS DE VIDA ALIMENTAR ENTRE COMPRADORES DE ALIMENTOS ORGÂNICOS E COMPRADORES DE ALIMENTOS CONVENCIONAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
Helia Christina F. Papin Leal. O Decrescimento ? alternativas para o século XXI: receptividade em empresas brasileiras e francesas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Solange Alfinito.
Camila Gontijo Ribeiro. Consumo de frutas, verduras e legumes orgânicos: uma abordagem de julgamento e significado e estilo de vida. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Solange Alfinito.
Samira Machado de Assunção. O consumo de alimentos transgênicos no Brasil sob a perspectiva da Teoria de Comportamento Planejado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Solange Alfinito.
Julliana de Moura Silva. Estilo de vida alimentar e intenção de compra de consumidores de alimentos orgânicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
LUISA JULIÃO BONFÁ. O desperdício de frutas, verduras e legumes em supermercados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
Luisa Lourenço Barbirato. A influência da certificação e do tipo de hortifrúti orgânico na confiança e intenção de compra dos consumidores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
ANA LUÍSA TOMASSINI XAVIER. Fatores que influenciam a intenção de compra em serviços de consumo colaborativo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
Yurick Schneider. A confiança de consumidores em selos de certificação orgânica e sua relação com o valor percebido do produto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
Eliana Araújo de Souza. Julgamento e significado atribuído ao consumo de alimentos transgênicos: Um levantamento qualitativo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Solange Alfinito.
Cícera Monallysa Florentino da Silva. Impulsividade na compra: Uma análise baseada em consciência ecológica do consumidor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Solange Alfinito.
Orielly de La Vega Galimberti. A consciência socialmente responsável dos consumidores de produtos de fast fashion frente a aspectos de mercado justo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Solange Alfinito.
Gabriela Vilela. Preços e disposição a pagar dos hortifrútis orgânicos e convencionais no varejo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
Isabelle Cristina Galindo Curvelo. A influência da percepção dos atributos relativos aos alimentos orgânicos na intenção de compra de consumidores do DF. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
Jennifer Salge Duarte. Consumo de frutas, legumes e verduras orgânicos: Um estudo sobre fatores motivadores do consumo e disposição a pagar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Solange Alfinito.
Rayane Ramos de Araújo. Atribuição de julgamento e significado no consumo de frutas, legumes e verduras orgânicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Solange Alfinito.
Vinicius Carvalho. Confiança em alimentos orgânicos: qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
Nathália Santiago Correia. A influência dos estilos parentais na atitude das mães com relação ao consumo alimentar dos filhos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
Edgar Rufino Ferreira de Figueiredo. Descarte de celulares por consumidores portugueses: Análise da consciência ecológica e Do comportamento declarado de descarte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.
Ludmila Silva. A INFLUÊNCIA DA PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE NO USO DE INFORMAÇÕES DOS RÓTULOS DE ALIMENTOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília. Orientador: Eluiza Alberto de Morais Watanabe.